Pular para o conteúdo

Como Economizar Energia Elétrica: Dicas Práticas para Diminuir as Contas!

  • por

Veja aqui como economizar energia elétrica com mudanças simples dentro de casa. Guia Rápido.

Anúncios

Os preços no Brasil seguem aumentando. Além da subida nos preços dos alimentos e do combustível, as tarifas da conta de energia elétrica estão cada vez mais altas.

Logo, uma das formas de economizar é solicitar o desconto da Tarifa Social, um benefício do governo que garante descontos entre 10% e 65% na conta de luz todo mês. 

Contudo, caso você não faça parte do grupo de beneficiados e quer deixar de gastar com a conta de energia elétrica, então, veja nossas dicas e como começar a economizar ainda hoje.  

Anúncios

Leia também:

Como economizar energia elétrica: Dicas práticas para diminuir as contas!

Como é feito o cálculo da conta de luz? 

De acordo com a CPFL, concessionária que atende parte do Estado de São Paulo, o valor da conta de luz é calculado pelas diferenças nas leituras do mês atual e do mês anterior. Essa fórmula utiliza o kWh como base de medida. 

O valor final de consumo soma as potências dos equipamentos em Watts pelas horas de utilização durante o período de leitura daquele mês. Dessa forma, é determinado em reais o seu consumo mensal de kWh. 

Já as tarifas de energia elétrica são determinadas pela ANEEL, que também é responsável pelo gerenciamento das bandeiras tarifárias verde, amarela e vermelha que são utilizadas para controlar o consumo de energia do país. 

Cada bandeira é um indicativo da situação da crise energética no Brasil, assim, a bandeira verde é utilizada em condições ideais de geração de energia. A bandeira amarela indica atenção às condições críticas e já aumenta um pouco o valor final da conta de luz.  

Por fim, a bandeira vermelha determina que o país está produzindo energia elétrica em uma situação ainda mais crítica, o que influencia o valor da tarifa na sua conta. 

Por isso, você precisa controlar os gastos com energia dentro de casa para não sofrer mensalmente com as mudanças nos valores das tarifas de energia elétrica. 

Como Economizar Energia Elétrica: 8 Dicas Práticas

Organizar a vida financeira pode ser uma tarefa mais fácil se você mudar alguns hábitos nas contas essenciais, como água, luz e transporte. 

Desse modo, separamos aqui algumas ações que você pode colocar em prática na sua casa para diminuir os gastos com a conta de luz.

Conheça o seu consumo mensal 

A primeira dica, apesar de simples, é imprescindível para determinar as mudanças no consumo. 

Já que, saber conscientemente qual é o seu gasto médio de energia (kWh), a bandeira tarifária da ANEEL e o valor que está sendo cobrado no mês é uma forma de conseguir controlar o consumo e de economizar.  

Consulte os benefícios sociais para a conta de luz 

Alguns benefícios sociais que oferecem descontos significativos na conta estão disponíveis para aqueles que se enquadram nos pré-requisitos, como pessoas de baixa renda e aposentados. 

Como, por exemplo, a Tarifa Social que é um programa do Governo Federal que oferece à população de baixa renda os seguintes descontos: 65% de desconto para consumo de até 30 kWh, 40% para 31 a 100 kWh e 10% para 101 kWh a 220 kWh. O auxílio é destinado às famílias cadastradas no CadÚnico. 

Inclua toda a família na ação de redução de gastos 

Para ter um resultado eficiente na reorganização dos gastos mensais é necessário que todos os moradores da casa participem ativamente. 

Crie um diálogo consciente sobre as novas medidas que devem ser adotadas na residência, como a diminuição do tempo de banho, o uso reduzido da máquina de lavar, entre outros.

Converse com todos para encontrar o melhor caminho para essa prática coletiva, o seu esforço vai ajudar o seu orçamento e também terá reflexos positivos no consumo de energia elétrica do país.

Não deixe nada ligado na tomada sem necessidade 

Eletrodomésticos e eletrônicos consomem muita energia, assim, é importante identificar quais são os equipamentos que, realmente, precisam estar sempre conectados, como a geladeira, e controlar o uso daqueles que podem ser usados de vez em quando, como a máquina de lavar e o ar condicionado.

Diminuir o tempo de banho ou deixar na temperatura menos quente também ajudará nas contas, porque o chuveiro é um dos itens que mais consomem energia dentro das casas brasileiras, assim como o ferro de passar roupa. 

Estas adaptações podem gerar mais de 20% de economia na conta de luz.

Priorize a iluminação natural da casa

Não acender as luzes durante o dia é uma forma de economizar.

Portanto, organize sua casa para que a luz do dia seja bem aproveitada, use vidro, claraboia, espelhos, painel de energia solar e escolha cortinas que permitam a passagem da luz.  

Use lâmpadas de LED 

As lâmpadas de LED ou fluorescentes economizam muito mais que as lâmpadas incandescentes tradicionais, por isso, faça a troca em todos os cômodos para conseguir reduzir o consumo durante o período noturno. 

Invista em equipamentos elétricos eficientes

Adquirir produtos elétricos com alta eficiência energética é um investimento que pode fazer diferença no orçamento familiar a longo prazo, pois refrigeradores, máquina de lavar, ferro de passar roupa e ar condicionado são responsáveis pelo alto valor das contas.

Por esse motivo, sempre consulte as etiquetas PROCEL dos equipamentos que informam o consumo de energia em kWh/mês.

Do mesmo modo, faça a manutenção dos equipamentos elétricos antigos, conferindo a vedação e a fiação.

Utilize temporizadores e sensores na sua casa

Depois de realizar as mudanças na casa, você também pode instalar sensores de presença pela casa, para ativar e desativar as luzes dos cômodos.

Aparelhos elétricos, como os televisores, também contam com timer que pode ser programado para desligar a TV, evitando que ela fique ligada o tempo todo, por exemplo, durante a noite.

Pequenas mudanças e o uso consciente da energia elétrica pode reduzir em mais de 30% o valor da sua conta de luz.

Então, coloque em prática as nossas dicas e não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *