Pular para o conteúdo

Como organizar as finanças: Dicas simples e eficazes

  • por

Conheça as estratégias essenciais para que o dinheiro seja sempre a solução e não um problema em sua vida. Descubra agora como organizar as finanças de maneira simples e eficaz. Boa leitura!

Ser organizado financeiramente é essencial para que você tenha um relacionamento inteligente com o dinheiro e não sofra com dívidas e nem com o pagamento de juros e multas.

Já que, esse tipo de organização permite que as suas receitas e despesas sejam devidamente acompanhadas e que você tenha clareza sobre o quanto já gastou e ainda pode gastar sem ter o seu orçamento pessoal prejudicado. 

Além disso, ter controle financeiro também evita que você tenha um estilo de vida diferente da sua realidade, acumule dívidas desnecessárias e se veja enrolado com os juros do cartão de crédito e cheque especial, por exemplo. 

Ademais, esse planejamento contribui para a possibilidade de investir e multiplicar o seu dinheiro e ainda facilita a realização de sonhos como fazer uma viagem, ter a casa própria, pagar os estudos dos filhos e por aí vai. 

Mas, para se organizar financeiramente, algumas ações precisam ser colocadas em prática. Para saber quais são essas ações, continue a sua leitura e descubra 4 dicas simples e eficazes que irão ajudar você nesta tarefa! Aproveite!

Leia também:

Como organizar as finanças: Dicas simples e eficazes

Como organizar as finanças?

Antes de mais nada, é preciso admitir que organizar as finanças não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. 

Por isso, é necessário ter em mente que dedicação e empenho são muito importantes para que você consiga ter um controle eficaz do seu orçamento pessoal e assim consiga alcançar seus objetivos. 

De todo modo, existem estratégias eficazes, as quais, se colocadas em prática, facilitam muito esse processo de organização. 

Assim, para te ajudar, a seguir, você poderá conferir uma lista com 4 dicas que abrangem estas estratégias.

4 dicas do que você precisa fazer para organizar as finanças

Para ter mais tranquilidade financeira e realizar os seus sonhos, coloque em prática essas 4 dicas e veja a “mágica” acontecer:

Dica 1 – Classifique as suas receitas e despesas e faça uma análise de consumo

O primeiro passo para ter uma organização financeira é saber qual é a sua receita, ou seja, quanto de dinheiro entra no seu orçamento por mês:

Aqui você irá identificar os seus ganhos com base no seu salário fixo e outras bonificações, e ainda outras fontes de renda como pensão e aluguel de casa, por exemplo. 

Caso você seja um profissional autônomo, faça uma base de ganho com relação aos meses anteriores para ter uma noção do quanto você poderá ganhar no mês vigente. 

O segundo passo da organização é saber quais são as suas despesas, ou seja, quanto de dinheiro sai do seu orçamento por mês:

Aqui você irá identificar todos os seus gastos, sejam eles necessários ou supérfluos, classificando também por despesas fixas e variáveis. 

As despesas fixas são aquelas cujo o valor não muda, tais como: 

  • Mensalidade da faculdade;
  • Assinatura de internet;
    Aluguel; 
  • Plano de saúde;
  • Seguro do carro;
  • Entre outras.

Já as despesas variáveis são aquelas que possuem valores que dependem do consumo 

  • conta de água e luz; 
  • Alimentação; 
  • Lazer;
  • Imprevistos;
  • Entre outros. 

Essas anotações podem ser feitas numa planilha do Excel, em um aplicativo específico para isso ou até mesmo em um caderno. O importante é fazer disso um hábito e não esquecer de anotar nada. 

Fazendo isso, logo no primeiro mês será possível que você compare se o valor que você gasta todo mês, principalmente com as despesas variáveis, está coerente com o quanto você ganha. 

Dessa forma, você conseguirá identificar os vilões do seu orçamento – aqueles gastos que você pode cortar ou reduzir para que sua receita possa ser suficiente e você não passe sufoco no final do mês, além de aumentar a possibilidade de fazer o seu dinheiro render. 

Dica 2 – Defina os seus objetivos e as metas para alcançá-los

Você identificou as suas receitas e as suas despesas, analisou o seu consumo e conseguiu entender o que precisa ser mudado. 

No entanto, mesmo que você tenha um entendimento claro sobre os erros que você comete em relação ao seu orçamento, fica difícil consertar esses erros se você não tiver um bom motivo para isso.

Não se afundar em dívidas e honrar seus compromissos com mais tranquilidade deveria ser um motivo suficiente, eu sei. 

Mas o nosso cérebro é, por natureza, preguiçoso, e precisa de um estímulo maior para se habituar a uma nova rotina de organização, principalmente organização financeira. 

Por isso, se você ainda não tem definido quais os seus objetivos, sejam eles de vida ou do ano, tire um tempo e reflita sobre isso. O que você realmente quer e acredita que com esforço e economia pode conseguir? 

Pode ser comprar um carro novo, viajar pelo mundo, fazer a faculdade dos seus sonhos, realizar uma cirurgia plástica, enfim, seu objetivo pode ser qualquer um, o importante é ter clareza quanto a ele.

Após ter definido seu objetivo, é hora de determinar quais serão as metas para alcançá-lo, e isso você fará com a ajuda da classificação que você fez das suas receitas e despesas. 

Você pode, com base nessas anotações, selecionar os gastos que você pode cortar em detrimento do seu objetivo e determinar o valor que irá juntar por mês, bem como o tempo que será necessário para conseguir o valor que financiará o seu sonho. 

Atualize sempre as suas metas à medida que seus objetivos forem alcançados e novos objetivos surgirem. 

Dica 3 – Entenda o mercado financeiro e saiba investir o seu dinheiro

Fazer uma organização financeira que funcione não consiste apenas em conhecer o seu orçamento pessoal, mas também em conhecer as formas de melhorar este orçamento para além da sua receita tradicional. 

Existem inúmeras possibilidades de investimentos disponíveis no mercado financeiro e que podem fazer o seu dinheiro render mais, além de possibilitar uma organização ainda maior ao ter um direcionamento programado das suas finanças. 

Por isso, busque conhecer as aplicações disponíveis e que estejam de acordo com o seu perfil. Se você nunca se aventurou por este mercado, pode começar com aplicações de baixo risco e renda fixa como, por exemplo, o Tesouro Direto e os CDBs. 

Assim você consegue ter uma ideia de qual será o retorno deste investimento e em quanto tempo ele se dará, colaborando assim para uma organização financeira ainda mais eficaz.

Fique sempre atento ao cenário econômico e busque conhecimento constante sobre investimentos, existe muito conteúdo gratuito disponível na internet sobre esse assunto. 

Dica 4 – Faça uma reserva de emergência e invista na aposentadoria. 

Já que a organização financeira tem por objetivo deixar você mais tranquilo com relação ao dinheiro, ela precisa vislumbrar não somente pagar as suas contas no presente ou realizar seus sonhos no futuro. 

Sabemos quem nem sempre é possível, mas caso você consiga, estipule uma porcentagem da sua receita para uma reserva de emergência e outra para sua aposentadoria.

A reserva de emergência é essencial em casos de imprevistos e evita que você passe necessidade diante de situações com as quais não contava. 

O investimento em uma aposentadoria garante que você tenha mais segurança quando a velhice chegar e menos preocupação agora que ainda pode trabalhar. 

Para concluir, entenda que seguir essas 4 dicas de organização financeira pode fazer toda a diferença na sua vida. Coloque-as em prática agora mesmo e faça o dinheiro ser o seu grande aliado na busca pelo sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *