Guia completo: Leilão de Imóveis da CAIXA
Pular para o conteúdo

Leilão de Imóveis da CAIXA: guia completo para participar

  • por

Uma das maiores oportunidades para quem deseja adquirir um imóvel com preços mais acessíveis, sem dúvida alguma, é por meio do Leilão de Imóveis da Caixa. Com um valor bem abaixo do comumente encontrado no mercado, torna-se mais simples ter um imóvel próprio sem gastar muito.

Anúncios

Além disso, todo o processo é seguro, pois é monitorado e organizado por um dos maiores bancos do Brasil. Por meio deste guia, você poderá entender todos os detalhes a respeito do leilão, como ele é realizado e quais as principais peculiaridades acerca do evento, garantindo uma melhor participação e realizando o sonho de ter uma casa própria!

Leia também:

Leilão de Imóveis da CAIXA: guia completo para participar

O que é o Leilão de Imóveis da CAIXA?

Antes mesmo de entender como participar do leilão e quais são as suas fases, é necessário saber do que se trata esse evento. 

Os leilões são uma oportunidade de adquirir propriedades que foram retomadas por falta de pagamento de seus antigos proprietários. Por isso, as propriedades são vendidas a um preço mais baixo, ideal para investidores e compradores que desejam um primeiro imóvel.

Anúncios

Como participar?

Para que seja possível participar do leilão, é preciso ficar atento à divulgação de um edital por parte da Caixa. É por meio dele que estarão disponíveis informações como data do evento, valor mínimo de venda, informações sobre o vendedor, formas de pagamento e todas as responsabilidades acerca dos impostos que incidem no imóvel.

Qualquer pessoa física ou jurídica tem o direito de participar de um leilão, sendo necessário que tenha mais de 18 anos, esteja em plena capacidade e não possua restrições para a administração de seus bens. Na licitação aberta, é possível optar pela participação presencial ou on-line, onde é necessário que o comprador faça um lance de acordo com o preço mínimo informado.

Por onde participar?

Para saber quais são os leilões disponíveis e como participar, basta acessar este link disponibilizado pela própria Caixa.

Anúncios

Fases do Leilão

Para poder participar do leilão, é importante estar ciente sobre todas as suas fases, garantindo uma melhor participação e, também, adequação. Confira, abaixo, as etapas que serão enfrentadas.

Pesquisa e preparação

Antes de participar do leilão, é importante realizar uma pesquisa completa. Assim, é possível identificar os imóveis disponíveis para leilão e avaliar as condições, os valores iniciais a serem pagos e a localização. Além de tudo isso, também é necessário definir um orçamento e preparar o bolso para a aquisição.

Cadastro na Caixa

Se deseja comprar um dos imóveis, é preciso saber que você deve possuir um cadastro, seja como pessoa física ou jurídica. Essa ação poderá ser feita diretamente pelo site oficial da Caixa Econômica Federal. Antes de tudo, tenha a certeza de que irá fornecer todas as informações necessárias. Ao final, basta aguardar a aprovação do seu cadastro.

Visitação do imóvel

Depois de realizar o cadastro, é possível visitar os imóveis que são leiloados. Essa etapa é indispensável, pois fará com que seja possível avaliar, pessoalmente, o estado em que o imóvel se encontra para definir se vale, ou não, a pena dar um lance sobre ele.

Participação no evento do leilão

De acordo com as informações disponibilizadas no edital, o horário e o local do leilão serão devidamente marcados. Dessa maneira, é necessário se programar para participar, tanto financeiramente quanto estrategicamente. Afinal, outras pessoas também estão em busca de comprar um imóvel com condições especiais.

Arremate e pagamento

Caso você vença o leilão, será preciso finalizar a compra, assim como em qualquer outra operação. Haverá um prazo determinado para efetuar o pagamento do valor indicado que, na maioria dos casos, é feito à vista. É importante verificar se você dispõe de todos os recursos financeiros para a realização da compra.

Regularização do imóvel

Depois da finalização do pagamento, é preciso passar para outra fase: a regulamentação da documentação do imóvel. Esse processo envolve a transferência de propriedade e a quitação de possíveis dívidas que estejam pendentes. 

O mais aconselhável é contar com o auxílio de um profissional legal para que todo o processo seja feito da maneira correta.

Posse do imóvel

Depois que toda a documentação for colocada em ordem, finalmente será o momento de tomar posse do imóvel. A partir dessa fase, é hora de começar a organizar a mudança e desfrutar de todo o investimento feito. Afinal, participar do Leilão de Imóveis da Caixa garante conforto, estabilidade e economia.

É possível financiar a compra de um imóvel que foi arrematado no leilão?

Sim, em alguns casos, é possível financiar a compra de um imóvel arrematado no leilão. No entanto, para saber se isso é possível, será necessário ler todo o edital do seu leilão em específico para descobrir se há essa possibilidade.

Além disso, a Caixa ainda oferece algumas oportunidades especiais para os participantes, como a utilização do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na aquisição do imóvel, além da disponibilização de um período de carência de, no máximo, 6 meses. A parcela de amortização não será cobrada nesse período.

Quais são os principais documentos exigidos para participar do leilão?

Se você está pensando em participar de um dos leilões da Caixa, é preciso ter em mente que alguns documentos serão necessários. Na maioria das vezes, os cobrados são documentos de identificação pessoal, comprovante de residência e, também, comprovação de capacidade financeira. Verifique o edital para não esquecer de nada.

O que pode acontecer caso eu desista da compra após vencer o leilão?

Em alguns casos, por inúmeros motivos, uma pessoa acaba desistindo da sua compra de imóvel adquirido pelo leilão da Caixa. É válido dizer que, ao fazer isso, há a possibilidade de ser punido com algumas penalidades financeiras, sendo necessário estar comprometido, de forma integral, na aquisição do imóvel.

O Leilão de Imóveis da CAIXA é um evento de extrema importância para todas aquelas pessoas que querem economizar e, ainda por cima, garantir um imóvel de maneira segura, com condições especiais. Verifique o site oficial do banco para aproveitar uma dessas vantagens e levar a sua propriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *