Pular para o conteúdo

Menor de idade pode investir? Descubra agora!

  • por

Descubra se menor de idade pode investir e qual a idade mínima para ser um investidor e fique por dentro das informações mais importantes sobre esse assunto.

Pensar em crianças e adolescentes falando sobre investimentos, finanças, Bolsa de Valores, etc, soa um pouco estranho de início. No entanto, se você também pensar que é nessa fase da vida que a nossa capacidade de aprendizagem é melhor, deixa de ser estranho e passa a ser interessante!

É interessante porque a possibilidade de entender o quanto antes sobre o mercado financeiro e outras questões envolvendo dinheiro não tem somente a ver com entender sobre investimentos. 

Economizar, respeitar o dinheiro, evitar dívidas, garantir um bom orçamento pessoal, ter conforto financeiro são algumas das atividades que se aprende e aperfeiçoa lidando com esse mundo.

Além disso, quando o assunto é especificamente juntar dinheiro para o futuro e fazê-lo render, quanto mais cedo começar a investir, melhor. 

Então se você é menor de idade ou é responsável por alguém que seja, saiba que sim, dá para uma pessoa começar a investir antes dos 18 anos. 

Continue sua leitura e entenda como esse processo funciona e quais são os investimentos mais recomendados para menores de idade. 

Leia também:

Menor de idade pode investir? Descubra agora

Como menores de 18 anos podem investir?

A essa altura do texto você já sabe que menor de idade pode investir, mas de que forma isso pode ser feito? 

Confira a seguir, algumas questões que precisam ser levadas em consideração quando um menor de idade quer investir ou quando você, responsável legal, quer começar algum investimento em nome desse menor:

  • Qual a documentação mínima exigida da criança ou adolescente e do seu responsável legal e sua autorização;
  • Como será a criação de conta bancária (titular ou conjunta) em nome menor de idade que irá investir;
  • Como será a criação de conta em uma corretora de valores autorizada a realizar investimentos em nome de menores de 18 anos.
  • Como será a supervisão e instrução por parte dos responsáveis legais em torno das aplicações realizadas por esses menores de idade.
  • Quais são os investimentos autorizados e recomendados para quem ainda não completou 18 anos?

Vamos detalhar cada um desses pontos abaixo, confira!

Documentação

A certidão de nascimento é aceita em algumas instituições financeiras como documento principal no requerimento de serviços para menores, mas somente até os 3 anos, após essa idade é necessário que o menor possua RG ou CPF ativo.

Entretanto, a verdade é que a documentação aceita para a abertura desse tipo de conta vai depender mesmo é de cada banco e/ou corretora de valores, algumas dessas instituições financeiras, por exemplo, só abrem conta para menor de idade mediante o CPF, mesmo no caso do pequeno investidor ainda não ter completado 3 anos.

Do responsável legal, além do CPF, é comumente exigido comprovante de renda e de residência. E ao fornecer essas informações, o responsável legal autoriza as operações de investimento em nome do menor de idade.

Conta bancária 

Da mesma forma que um adulto maior de idade, um menor investidor também precisa ter uma conta bancária em seu nome ou pelo menos ter uma conta conjunta com seu responsável legal. 

Isso porque o resgate e recebimento dos valores referentes às aplicações dos investimentos, devem ser feitos por meio de transferência para uma conta bancária que tenha o mesmo CPF do investidor. 

Corretora de valores

As corretoras de valores são as instituições intermediárias entre os investidores e os investimentos disponíveis. São essas instituições que irão selecionar as melhores oportunidades e apresentar de acordo com cada perfil e plano de investimento.

Por isso, para investir é necessário ter uma conta em alguma dessas instituições especializadas em investimentos. 

Mesmo porque muitas operações no mercado financeiro exigem conta em corretora e, além disso, elas ajudam na hora de escolher as melhores aplicações.

Supervisão e instrução

É surpreendente a quantidade de crianças e adolescentes que atualmente se interessam pelo mercado financeiro e buscam por conhecimentos que os ajudarão a fazer o seu dinheiro render.

De todo modo, mesmo que esses investidores menores de idade tenham facilidade de aprendizagem, é importante que eles contem com a supervisão e a instrução do seu responsável legal na hora de realizar as suas operações financeiras, que inclusive podem requerer autorização.

Investimentos permitidos 

Muitas pessoas acreditam que menores de 18 só podem fazer investimentos de renda fixa, mas isso não é verdade. 

Eles também podem investir em renda variável, só não podem operar no “mercado futuro”, ou seja, não podem negociar ativos com preços estipulados para datas futuras com base em especulações. 

Investimentos Recomendados

Abaixo, separamos alguns investimentos recomendados para menores de idade que buscam ter uma melhor garantia de futuro:

Tesouro Direto 

No Tesouro Direto é possível realizar aplicações acima de 32,00 reais, o que significa que o menor de idade não precisa ter uma fonte de renda grande para investir, pois ele pode fazer isso com pouco.

Outro ponto positivo do Tesouro Direto é que ele é um produto seguro, pois é basicamente emprestar dinheiro para o governo, é um investimento conservador e que se encaixa perfeitamente no perfil do investidor que busca retorno a longo prazo.

Certificado de Depósito Bancário (CDB) 

Esse tipo de investimento funciona como um empréstimo aos bancos onde o investidor tira o seu rendimento em cima das taxas de juros aplicadas.

A renda desse tipo de investimento também varia conforme o tempo de investimento e o montante de dinheiro investido. E justamente por isso é recomendada para menores, que possuem o tempo a favor da rentabilidade.

Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA)

LCI e LCA são investimentos bem parecidos com os CDBs, pois quem compra essas Letras de Crédito também empresta o seu dinheiro para a instituição financeira administradora. O rendimento igualmente se dá em cima dos juros durante o tempo em que o investimento está aplicado.

Nesse tipo de operação o tempo também é um aliado importante que faz o juros trabalhar a favor do investidor, então se houver a possibilidade de investir antes dos 18 anos em Letras de Crédito é melhor aproveitar a oportunidade.

Os 3 investimentos mencionados acima estão entre as aplicações mais seguras do mercado financeiro, e também por isso estão indicadas aqui para menores de idade, já que é o futuro de um jovem que está em jogo. 

Qual a importância do menor de idade investir?

Para concluir, é preciso ressaltar que entender desse mundo financeiro é importante principalmente para que essas crianças e adolescentes consigam desenvolver uma boa educação financeira, que se estimulada poderá garantir o alcance de grandes objetivos por parte desses pequenos e jovens investidores.

Claro que tudo tem o seu tempo certo, e não queremos que esses jovens deixem de lado a dose de despreocupação necessária que a infância e a adolescência proporcionam, mas é preciso inserir esse tema no seu dia a dia se possível, já que este é um assunto com o qual o nosso país não está acostumado mesmo sendo tão essencial.

E se você é pai, mãe ou responsável legal por um menor de idade, sabe que alguns imprevistos podem surgir em relação a ele e, ter um investimento no nome desse menor, é também um jeito de estar preparado para possíveis eventualidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *