Pular para o conteúdo

Poupança Social Digital Caixa: o que é como abrir a sua

  • por

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos com a maior variedade de serviços financeiros disponíveis. Dentre esses, destaca-se a Poupança Social Digital, uma ferramenta fundamental para beneficiários de programas sociais do governo. Descubra todo o potencial dessa poupança e como abrir a sua com a ajuda da leitura a seguir. Confira!

A Caixa Econômica Federal(CEF) está sempre se modernizando e se adequando às novas realidades econômicas e sociais do país. Para isso, desenvolve inúmeras ferramentas para facilitar a vida de milhões de brasileiros, sendo uma dessas ferramentas a Poupança Social Digital Caixa. Mas o que é esse serviço e como faço para abrir a minha conta?

Essa poupança é extremamente simples e de fácil acesso para aqueles que recebem algum tipo de benefício social. 

Esses benefícios são fornecidos por algum programa do governo, que utiliza a Caixa Econômica Federal como intermediário e realizador dessas transações. 

No entanto, é válido destacar que tanto o Governos Federal quanto também os estaduais e municipais também podem oferecer esses benefícios e utilizarem os serviços da Caixa. 

Isso só mostra o quanto a Caixa Econômica Federal se importa com os cidadãos brasileiros, e não mede esforços para sempre contribuir com a melhoria dos serviços públicos ofertados. 

Desse modo, os beneficiários desses programas devem baixar o aplicativo Caixa Tem e abrir sua conta Poupança Social Digital. É isso que nós vamos abordar no presente artigo.  Portanto, fique conosco e aproveite a leitura!

Leia também:

Poupança Social Digital Caixa: o que é como abrir a sua

O que é a Poupança Social Digital Caixa?

A Poupança Social Digital Caixa é a conta gratuita na qual, os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, recebem os seus valores. 

Dentre esses programas, destacam-se o auxílio emergencial, o fundo de garantia (FGTS) emergencial, o Bolsa Família, entre outros. 

Portanto, todos aqueles que recebem esses valores devem abrir uma conta na Poupança Social Digital Caixa,  através do aplicativo Caixa Tem. 

O limite mensal de crédito é de R$ 5.000,00 e, no momento em que essa conta exceda esse valor em um único mês, ela será bloqueada

Desse modo, aqueles que excederem esse valor deverão converter a sua Poupança Social Digital Caixa em Poupança Digital Caixa

Essa transformação pode ser feita através do aplicativo Caixa Tem ou com o auxílio de algum funcionário na agência Caixa mais próxima.

Quais os serviços disponíveis?

Dentre os serviços oferecidos  pela Poupança Social Digital Caixa estão, além do já citado recebimento de benefícios sociais, destacam-se:

  • Realizar compras,
  • Fazer pagamentos,
  • Realizar transferências para contas de outros bancos e da própria Caixa
  • Fazer e receber pix de maneira ilimitada,
  • Realizar saques em autoatendimento e Caixas Lotéricas etc

Cabe destacar ainda que, os serviços básicos são gratuitos e não possuem uma tarifa mensal de manutenção

Além disso, essas movimentações todas podem ser realizadas digitalmente através do aplicativo Caixa Tem, e ainda é importante dizer que a Poupança Social Digital Caixa não oferece um cartão físico, só um cartão digital.

Desse modo, você ainda conseguirá realizar uma infinidade de serviços financeiros fornecidos pela Caixa,  porém,  todos de maneira virtual. Isso confere maior segurança e agilidade nas transações e operações financeiras,  trazendo benefícios para todas as partes.

Esse aplicativo da Caixa é extremamente prático e simples de utilizar. No intuito de  usufruir de todos os seus benefícios, você deve primeiramente baixá-lo em seu dispositivo móvel. Existem versões disponíveis para aparelhos com sistema operacional Android e iOS

Após baixar o app, instale-o e entre com o seu cadastro!

Como faço para abrir a minha Poupança Social Digital Caixa?

Para aqueles cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único do Governo (CadÚnico) e possuem o benefício do auxílio emergencial e/ou outros valores referentes aos demais programas sociais, a abertura da Poupança Social Digital Caixa é realizada de forma automática

Isso traz maior praticidade para o pagamento desses valores, uma vez que a própria Caixa, de maneira automática, abriu a sua conta. 

Isso é pensado especialmente devido ao fato de diversos cidadãos que recebem algum benefício do governo podem não possuir acesso a internet ou algum dispositivo móvel, como tablet, smartphone ou nem mesmo um computador. 

Desse modo, com a abertura da conta de maneira automática, o cidadão já terá o seu dinheiro creditado automaticamente na conta aberta pela Caixa

Ou seja, o seu direito ao recebimento já estará assegurado, cabendo, agora, ao cidadão beneficiado conseguir realizar o acesso da melhor maneira que decidir ser mais conveniente.

No entanto, para aqueles cidadãos que não possuem o CadÚnico, é necessário se cadastrar nesse site da Caixa Econômica Federal ou no aplicativo

Após seguir os passos indicados, você será direcionado para uma página com os diversos serviços oferecidos pelo Cadastro Único (CadÚnico). 

Porém, você poderá tocar em “Saiba como cadastrar sua família“, como na imagem abaixo, caso você ainda não tenha um cadastro nesta plataforma.

Poupança Social Digital Caixa: o que é como abrir a sua - 1

Além dessas opções, o beneficiário também pode resolver esse problema na agência da Caixa mais próxima de sua residência. Para isso, veja aqui qual é a mais próxima de sua casa. 

Suporte para a abertura de conta

Caso ainda persistam dúvidas sobre como abrir a sua conta na Poupança Social Digital Caixa, e você não conseguir ir presencialmente a uma agência da Caixa Econômica, você pode entrar em contato com um atendente telefônico desse órgão

Esse funcionário certamente conseguirá te auxiliar nas suas dúvidas e questionamentos, sobre essa e em outras matérias que envolvem produtos e serviços da Caixa.

Para isso, existem dois números telefônicos diferentes dependendo da onde o cliente Caixa,  e beneficiário dos programa social, reside.  Confira abaixo os números respectivos:

  • 4004 0 104 – Para aqueles clientes que residem em capitais e regiões metropolitanas do Brasil.
  • 0800 104 0 104 –  para os brasileiros e brasileiras que vivem nas demais regiões.

Assim, após a leitura desse artigo pode-se perceber que a Caixa está sempre se modernizando e pensando nas melhores soluções para os problemas dos cidadãos brasileiros, o fornecimento de benefícios sociais juntamente com a facilidade em utilizá-los  facilita bastante a vida de milhões de brasileiros.

É nesse contexto que se insere a Poupança Social Digital Caixa, que, como explicado ao longo do artigo,  possui inúmeras vantagens e funcionalidades. 

Portanto, a abertura de uma conta nessa poupança é feita de maneira simples e prática, o que contribui em muito para a qualidade de vida daqueles beneficiários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *