Pular para o conteúdo

Como saber se o Bolsa Família foi aprovado: Guia Atualizado

  • por

Entenda como verificar se o seu benefício do Bolsa Família foi ou não aprovado em um passo a passo completo e descomplicado.

O programa Bolsa Família é um projeto de distribuição de renda, instituído no governo Lula em outubro de 2003, este mesmo projeto hoje, é o responsável por ajudar mais de 20 milhões de famílias brasileiras todos os meses.

Para participar do programa é preciso cumprir com alguns pré-requisitos como renda per capita e o cadastramento no Cad único.

Caso você já tenha se cadastrado e solicitado o auxílio, e ainda não recebeu respostas, calma que vamos te ajudar. Leia o artigo até o final e entenda como verificar se você foi aprovado ou não no Bolsa Família.

Leia também:

Como saber se o Bolsa Família foi aprovado: Guia Completo e Atualizado

Quem tem direito ao benefício?

A principal regra para se obter o direito ao Bolsa Família é ter uma renda per capita de no máximo R$218 ao mês, por familiar. 

Sendo assim, famílias que recebem um salário mínimo por mês (R$1.412), e tem 7 ou 8 pessoas, a renda por familiar será abaixo do limite definido, logo, essa família tem o direito de receber o benefício Bolsa Família.

Como receber o benefício?

Para receber o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), informando os dados corretamente (nome completo, CPF, data de nascimento). 

Esse cadastro pode ser feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, CRAS com a apresentação do CPF ou o título de eleitor.

Mesmo que inscrita no CadÚnico, a família não entra imediatamente para o programa Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica as famílias que serão incluídas e passarão a receber o benefício.

Como saber se o Bolsa Família foi aprovado?

A família que se inscreveu através do CadÚnico pode descobrir se o seu benefício foi aprovado no programa através da consulta pelo CPF ou Número de Identificação Social (NIS) nos seguintes canais:

Aplicativo programa Bolsa Família | Caixa

Após realizar o acesso ao aplicativo, o usuário poderá consultar parcelas do seu benefício, junto a data de validade que corresponde ao período em que a parcela poderá ser sacada.

Para acessar mais informações do benefício, basta clicar nas três linhas que estão no canto superior esquerdo da tela no aplicativo.

Aplicativo do CadÚnico

O Cadastro Único é um registro com função de rastrear, filtrar e promover políticas públicas com base nos dados coletados. Veja como acessá-lo:

Após o acesso ao site ou ao aplicativo, você poderá visualizar no campo Consulta Simples o código familiar e a sua situação cadastral, além da data limite para a atualização. 

Ficam disponíveis também, os dados de identificação do responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros.

Telefone 121 do MDH

Para se comunicar com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) é necessário ligar para o número 121. Ao telefonar: 

  • Informe seu nome completo;
  • Informe o seu CPF;
  • Consulte suas dúvidas a respeito do benefício.

A Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS, dialoga com o cidadão e o ministério, fazendo com que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem uma melhoria contínua dos serviços públicos prestados.

Cabe à Ouvidoria receber, examinar e encaminhar denúncias, elogios, reclamações, sugestões, sugestões, pedidos de simplificação de serviços públicos relacionados às áreas de atuação do Ministério.

Portal do Cidadão da Caixa

  • Acesse o Portal Cidadão
  • Preencha o campo login com o seu CPF;
  • Coloque a senha registrada (a mesma utilizada no app do Bolsa Família);
  • Selecione a consulta do benefício Bolsa Família e acesse tudo relacionado ao programa.

As famílias que forem aprovadas para o benefício receberão uma carta enviada pela Caixa para o endereço cadastrado no CadÚnico e um cartão do programa pelo Governo Federal.

Vale destacar que, para não ser desvinculada do auxílio, às famílias cadastradas devem atender a requisitos na área da saúde e na área da educação, que são:

  • Acompanhamento pré-natal para gestantes;
  • Monitoramento nutricional de crianças até 7 anos (peso e altura);
  • Frequência escolar das crianças e adolescentes;
  • Adesão ao calendário nacional de vacinação.

Por fim, esse foi o nosso artigo de hoje, aqui você aprendeu como consultar se você foi aprovado ou não no Bolsa Família, como receber, quem tem direito e os requisitos que devem ser cumpridos para a solicitação e continuidade no programa. 

No mais, obrigado por nos acompanhar e para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *