Pular para o conteúdo

Como amortizar financiamento Caixa: Guia Completo e Atualizado

  • por

Conheça nosso passo a passo completo para amortizar financiamentos Caixa. Faça uma ótima leitura!

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira brasileira, possuindo formato de empresa pública, estando vinculada ao Ministério da Fazenda. 

A instituição fornece diversos recursos, como crédito imobiliário, financiamento de imóveis, empréstimos, crédito, seguro residencial e de vida, entre outros. Ou seja, dá para financiar o seu imóvel próprio com ajuda do programa de financiamento de imóveis da Caixa.

Dessa forma, leia o conteúdo até o final e entenda como financiar um imóvel pela Caixa e amortizar esse financiamento da maneira correta!

Leia também:

Como amortizar financiamento Caixa

Financiamento de imóvel pela Caixa

A Caixa disponibiliza uma linha de crédito habitacional que é possível pagar em até 35 anos. A entidade avalia o imóvel e verifica as opções de pagamento, e dependendo de qual opção escolhida pelo comprador, pode-se optar pela carência para começar a amortizar o saldo devedor. 

Durante esse período, a atualização monetária, os juros e a amortização ficam suspensos, sendo incorporados ao saldo devedor do contrato.

Sendo assim, a parcela do financiamento pode ser de até 30% da renda familiar bruta, podendo utilizar do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O que é amortização?

É uma estratégia de pagamento, que dependendo do momento e do comprador, pode ser bem vantajosa.

Isso porque, amortizar um financiamento é um processo que diminui o valor da dívida feita, na qual, o débito total é reduzido.

Entretanto, não se refere apenas à quitação das prestações em todos os meses, mas também permite adiantar pagamentos para que não haja necessidade de pagar com os juros e as taxas inseridos pela instituição financeira.

Caso o comprador consiga economizar o seu dinheiro e/ou buscar algo extra, como férias, participação de lucros, 13° salário, horas extras, FGTS, valores a receber entre outros, é possível utilizá-los para amortizar o financiamento, pagando menos juros. 

A amortização geralmente pode ser feita usando a tabela SAC, sofrendo reajustes conforme a taxa referencial. Ainda assim, pode-se utilizar a Tabela Price, que apresenta parcelas fixas, entretanto, suas parcelas são mais elevadas.

Como amortizar financiamento Caixa?

A Caixa Econômica Federal utiliza a Tabela Price e a Tabela SAC para o processo de amortização dos financiamentos de imóveis. 

Tabela Price

O Sistema Price é distinto do Sistema SAC, ou seja, sofre interferência da taxa de juros. Desse jeito, as parcelas do financiamento permanecem com um valor fixo até o fim do contrato, e enquanto esse processo ocorre os juros são abatidos de forma crescente. 

Sendo assim, se no início 80% do valor das parcelas foram utilizados na amortização do valor do financiamento, no fim do processo é possível ter até 95% do valor utilizado para a amortização. 

Por ser um sistema previsível, o comprador consegue se planejar para o pagamento e o valor das parcelas mensais. 

Normalmente, a Tabela Price é utilizada em financiamentos crediários de curto prazo, mas não podemos descartar a possibilidade de utilizá-la em financiamentos imobiliários. 

Tabela SAC

A SAC (Sistema de Amortização Constante) tem o costume de ser a mais utilizada pelos compradores de imóveis, na qual, possui o valor das parcelas estáveis até o fim do contrato estabelecido, e o impacto do cálculo fica somente na taxa de juros.

Ainda assim, há uma amortização decrescente, ou seja, os juros caem conforme o financiamento. Dessa forma, as parcelas com o preço mais elevado se encontram no início do financiamento, e as menores ao final do processo. 

Exemplificando, se uma pessoa possui uma prestação no valor de 2.500,00 reais (1.000,00 reais de amortização e 1.500,00 reais de juros), nos meses seguintes, o valor deverá abaixar para 2.450,00 reais (sendo 1.000,00 reais fixos de amortização e 1.450,00 reais de juros). 

App Habitação Caixa e telefones

Para amortizar o financiamento de um imóvel pela Caixa necessita-se o download do app Habitação Caixa, no qual, será realizado todos os trâmites deste processo.

Ressalta-se a necessidade da atenção ao escolher a modalidade de amortização, sendo redução do saldo devedor ou das parcelas mensais. 

Ainda assim, é possível amortizar o financiamento do seu imóvel utilizando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio da ligação para os números telefônicos 4004 0104 (para capitais) e 0800 104 0104 (demais cidades) ou mandando mensagem para o WhatsApp no número 0800 104 0 104. 

O atendimento funciona no horário comercial, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h. Lembrando que para realizar outra amortização, deve-se aguardar o processo e efetivação da amortização anterior. 

Tem interesse em financiamento de imóveis, finanças e benefícios do governo? Acompanhe nosso blog, trazemos atualizações constante sobre esses assuntos e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *