Pular para o conteúdo

Como Sacar o FGTS: Guia completo e atualizado

  • por

Aprenda como sacar o FGTS em poucos minutos com o nosso passo a passo completo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é direito de toda pessoa contratada em regime de CLT. Em algumas situações previstas em lei é possível realizar o saque do valor acumulado, como quando ocorre uma rescisão ou demissão sem justa causa. 

Desde 2020 o saque pode ser feito sem precisar ir a uma agência, por meio do Saque Digital, com mais conforto e segurança.

Confira a seguir quem tem direito a tais benefícios, as novas regras de saque discutidas em 2024 e como ele pode ser realizado. Aproveite o conteúdo e faça uma boa leitura!

Leia também:

Como Sacar o FGTS: Guia completo e atualizado

Quando é permitido sacar o FGTS?

Realizar o saque do FGTS é um benefício concedido para todos os trabalhadores que estejam em uma das modalidades de saque previstas em lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020. 

Veja abaixo algumas das situações nas quais o saque pode ser realizado:

  • Na demissão sem justa causa;
  • Na aposentadoria;
  • Ao final do contrato com um prazo determinado;
  • No falecimento do trabalhador;

Acesse o site da Caixa Econômica Federal e confira as outras possibilidades de saque previstas em lei.

Fim do saque de aniversário do FGTS

Na primeira quinzena de março de 2024 o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, declarou que o governo enviou para aprovação no congresso um projeto que propõe o fim da modalidade de saque de aniversário do FGTS.

Criado em 2020, o saque de aniversário pode ser realizado pelo trabalhador no mês do seu aniversário com valores que podem variar de 50% a 5% do total. No entanto, isso impede o saque integral do valor em casos de demissão, restando apenas o valor da multa rescisória.

Com essa alteração, então, o governo pretende dar fim a essa modalidade de saque e viabilizar o uso do FGTS para garantia em empréstimos consignados, diminuindo os juros.

Se aprovada a medida provisória, as alterações podem entram em vigor ainda no mês de março deste ano.

Passo a passo de como realizar o saque do FGTS

Diante das alterações em curso e das regras já existentes, separamos um passo a passo ilustrado e objetivo sobre como realizar o saque do seu fundo de garantia. Confira no parágrafo a seguir!

1 – Documentos

Para realizar a solicitação de saque você irá precisar ter em mãos alguns documentos básicos indispensáveis para qualquer modalidade de saque:

  • Documento de identificação pessoal;
  • Número do seu PIS ou PASEP ou NIS ou NIT;
  • TRCT, TQRCT ou THRCT; 
  • CTPS Original e cópia da folha de rosto/verso e da página do contrato de trabalho para as rescisões de contrato a partir de novembro de 2017.

A depender da circunstância na qual o trabalhador solicitar o saque do FGTS, podem ser necessários documentos específicos. Confira as condições e documentos necessários em cada caso para sacar o FGTS.

2 – Baixe o Aplicativo do FGTS

Para consultar o valor disponível para saque, você deverá acessar o Aplicativo do FGTS, que pode ser baixado na loja de aplicativos do seu tablet ou celular, disponível para Android ou iOS

3 – Faça o cadastro no APP

Após realizar o download, você deverá fazer o cadastro dos seus dados no aplicativo para acessá-lo. Confira a seguir o passo a passo: 

  1. No APP no seu smartphone clique na opção “Cadastre-se”;
  2. Coloque todos os dados solicitados como: o seu CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha de acesso;
  3. Após isso, clique no link enviado para a caixa de entrada do endereço de e-mail cadastrado.
  4. Depois de fazer o cadastro, realize o login com o mesmo “CPF” e “Senha” informados anteriormente. 
  5. Por fim, use o APP FGTS para conferir o seu saldo e solicitar o saque.

4. Confira o valor disponível para saque

Acesse o APP FGTS e clique no CARD (ilustrado abaixo) para consultar os valores liberados e, se disponível, informe como deseja receber o saldo de sua conta liberada do FGTS.

Como Sacar o FGTS: Guia completo e atualizado

Em seguida, informe como deseja receber o saldo de sua conta, por meio de uma conta bancária de sua titularidade de qualquer Instituição Financeira ou por meio de um dos canais físicos de pagamento Caixa, como:

  • Unidades Lotéricas, em saques de até 1500 reais;
  • Agências CAIXA; 
  • Salas de autoatendimento.

Após esses passos, o valor será direcionado para o canal de sua escolha para recebimento em até 5 dias úteis da solicitação.

Em caso de dúvidas, você pode acessar um dos canais de comunicação da Caixa Econômica Federal ou ir até uma de suas agências.

Se você tem direito ao saque do FGTS e deseja realizar essa operação, siga os passos descritos acima para garantir que o processo seja feito de forma segura e eficiente.  Esperamos que este guia tenha sido útil e que possa ajudar você a usufruir dos seus direitos de forma consciente e conveniente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *