Como Tirar o PIS pela Primeira Vez: Guia 2023 Atualizado
Pular para o conteúdo

Como tirar o PIS pela primeira vez

  • por

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um número fundamental para todo trabalhador brasileiro.

Anúncios

Ele é a chave para acessar uma série de direitos trabalhistas e benefícios como o pagamento do Abono Salarial e o Seguro Desemprego.

Se você está entrando no mercado de trabalho agora, pode estar se perguntando como se cadastrar no PIS pela primeira vez.

Hoje o time de conteúdo do Blog Hope Contábil vai te explicar o que é o PIS, a sua importância e como é funciona para obtê-lo no início da sua jornada profissional. Acompanhe!

Anúncios

Como Tirar o PIS pela Primeira Vez: Guia 2023 Atualizado
Como Tirar o PIS pela Primeira Vez: Guia 2023 Atualizado

Leia também:

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado pelo governo brasileiro com o objetivo de promover a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa.

O número do PIS serve como uma espécie de identidade do trabalhador e através dele que se tem acesso a diversos benefícios trabalhistas e sociais, como o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o FGTS.

A sequência de números é única, possui 11 dígitos e permanece com o trabalhador durante toda a sua vida laboral. Para informação, é exatamente o mesmo número do NIS.

Anúncios

Como tirar o PIS pela primeira vez

Obter o número do PIS pela primeira vez é um processo relativamente simples e direto, de total responsabilidade do seu empregador.

Quando você é contratado pela primeira vez e tem sua carteira de trabalho assinada, é a própria empresa que faz a sua inscrição no PIS.

Este é um processo automático que ocorre durante a formalização do contrato de trabalho. O empregador é responsável por comunicar a contratação à Caixa Econômica Federal, que por sua vez gera o número do PIS.

Direitos e benefícios associados ao PIS

Como destacamos, o PIS é a chave para diversos benefícios e direitos trabalhistas que são fundamentais para a segurança financeira e o bem-estar do trabalhador.

Confira a seguir os principais:

  • Abono Salarial: Este é um dos benefícios mais conhecidos associados ao PIS. Trata-se de um pagamento anual feito aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês. O valor do abono salarial pode chegar a um salário mínimo.

  • Seguro-Desemprego: Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito a receber o seguro-desemprego. O número do PIS é necessário para solicitar este benefício.

  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): O PIS também é necessário para o acesso ao FGTS, que é um fundo criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.

  • Participação na Distribuição dos Lucros ou Resultados: Algumas empresas distribuem uma parte de seus lucros aos seus empregados. O número do PIS é necessário para receber este benefício.

  • Benefícios da Previdência Social: O PIS também é usado para identificar o trabalhador no sistema da Previdência Social, permitindo o acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros.

Desde o momento em que você entra no mercado de trabalho pela primeira vez, o PIS desempenha um papel crucial em sua jornada profissional.

É importante ressaltar que o acesso a esses benefícios depende de uma série de critérios, incluindo o tempo de trabalho, a média salarial e a situação de emprego atual.

Portanto, ter um número de PIS não garante automaticamente o acesso a esses benefícios, mas é um pré-requisito essencial para a elegibilidade.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas sobre como tirar o PIS pela primeira vez, mas você tiver alguma pergunta, utilize os comentários ao final da página.

Mais informações sobre o PIS no site da Caixa: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/abono-salarial/.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *