Como Consultar Saldo do PIS/PASEP pela Internet: Guia 2023
Pular para o conteúdo

Como consultar saldo do PIS/PASEP pela internet

  • por

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios importantes para milhões de trabalhadores brasileiros.

Anúncios

Saber como consultar o saldo desses benefícios é essencial para planejar suas finanças e hoje vamos te explicar melhor sobre esses programas, quem tem direito a eles e como consultar saldo do PIS/PASEP online. Acompanhe!

Leia também:

Como Consultar Saldo do PIS/PASEP pela Internet: Guia 2023
Como Consultar Saldo do PIS/PASEP pela Internet: Guia 2023

Sobre o PIS/PASEP e quem tem direito

O PIS é um programa criado pelo governo federal para promover a integração do empregado da iniciativa privada com o desenvolvimento da empresa. Por meio dele, o trabalhador tem acesso a benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego.

Já o PASEP é um benefício destinado aos servidores públicos. Assim como o PIS, ele também dá direito ao abono salarial, além de outros benefícios.

Anúncios

Os trabalhadores da iniciativa privada que estão cadastrados no PIS há pelo menos cinco anos e que receberam remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base têm direito ao abono salarial.

Além disso é necessário ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano base e que tenham sido declarados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.

O pagamento do exercício 2023 (ano trabalhado 2021) começou a realizado a partir de fevereiro, de acordo com o número final da inscrição.

Anúncios

Para os servidores públicos, as regras são as mesmas, mas o benefício é o PASEP.

Como consultar saldo do PIS

Você pode consultar facilmente o seu saldo do PIS através do aplicativo Caixa Trabalhador, que também permite que você confira o calendário de pagamentos, consulte as parcelas liberadas e tire outras dúvidas.

O passo a passo é bem simples, confira:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador: O aplicativo está disponível para download na Play Store para dispositivos Android e na App Store para dispositivos iOS.

  2. Faça login no aplicativo: Após instalado, ara acessar as informações do seu PIS, você precisará fazer login no aplicativo. Se você ainda não tem uma conta, pode criar uma diretamente no aplicativo.

  3. Acesse as informações do PIS: Para consultar o saldo do PIS, você deve acessar a seção correspondente ao abono salarial.

  4. Insira suas informações: Para acessar as informações do seu PIS, você precisará inserir seu número do NIS. Caso não saiba, é o mesmo número do PIS e também do NIT.

  5. Consulte seu saldo: Após inserir suas informações, você poderá consultar o saldo do seu PIS, diretamente na tela do seu celular.

Como consultar saldo do PASEP

A consulta ao saldo do PASEP também é bem simples e é feita diretamente no site do Banco do Brasil. Quem é correntista do banco, receber o dinheiro direto na conta, para os demais é necessário seguir os passos a seguir:

  1. Acesse o site do Banco do Brasil: O primeiro passo para consultar o PASEP é acessar a página do programa site oficial do Banco do Brasil.

  2. Clique no ícone “Consulte e Receba seu PASEP”: Na página inicial do site, você encontrará um ícone com a opção “Consulte e Receba seu PASEP“.

  3. Faça login no portal Gov.br: Para realizar a consulta, é necessário ter uma conta no portal do Governo. Se você ainda não tem uma, siga o nosso guia para fazer cadastro no site Gov.BR.

  4. Acesse a opção “Receber o Abono Salarial”: No menu “Serviços para você”, clique na opção “Receber o Abono Salarial”.

  5. Clique em “Iniciar”: Após clicar em “Receber o Abono Salarial”, clique em “Iniciar”. Agora, você precisará preencher seus dados para consultar o PASEP.

Para os casos em que o saque do abono não pode ser realizado através do portal, ele pode ser feito no guichê de caixa de qualquer agência do Banco do Brasil.

Vale lembrar que o PASEP é destinado aos servidores públicos federais, estaduais e municipais e aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista.

Consultar saldo do PIS/PASEP online: Guia 2023

O PIS/PASEP são benefícios importantes para os trabalhadores brasileiros. Saber como consultar o saldo desses benefícios pela internet é uma habilidade essencial para gerenciar suas finanças.

Lembre-se de verificar seu saldo regularmente para garantir que você está recebendo os benefícios a que tem direito e para planejar suas despesas.

Se você tiver mais perguntas sobre o PIS/PASEP, não hesite em procurar ajuda do seu empregador.

Perguntas frequentes sobre o PIS/Pasep

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Trabalhadores da iniciativa privada que estão cadastrados no PIS há pelo menos cinco anos e que receberam remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base têm direito ao abono salarial.

Também é necessário ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano e tenha sido feito corretamente declarados na entrega da RAIS.

Para os servidores públicos, as regras são as mesmas, mas o benefício é o PASEP.

Como faço para me cadastrar no PIS/PASEP?

O cadastro no PIS é feito no momento da formalização do contrato de trabalho. Já o cadastro no PASEP é feito pelo órgão público empregador.

O que acontece se eu não sacar meu abono salarial?

Se você não sacar seu abono salarial dentro do prazo estabelecido pelo governo, o valor retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e você perde o direito ao saque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *