O que é NIT e como saber o número

Descrição: Saiba o que é NIT, o número que identifica o trabalhador autônomo e confira diferentes maneiras de conseguir o número em 2022. Acompanhe!

Cada vez mais aumenta o número de pessoas que aderem ao trabalho autônomo, acima do trabalho com carteira assinada. Seja em profissões do meio físico e presencial até profissões que aceitam uma presença totalmente home office ou remota. 

Atualmente, existe um número maior de trabalhadores autônomos no Brasil e por isso, saber o que é NIT e como descobrir o número se torna importante.

Apesar das pesquisas do IBGE sinalizarem que o salário médio desses trabalhadores caiu neste ano, a quantidade não deixa a desejar. A média fica acima da casa dos 2 mil reais. 

Apesar de não ser um ganho enorme, se torna mais vantajoso trabalhar de forma autônoma em certas profissões. É comum que as pessoas acreditem que, sem carteira assinada, é impossível exigir seus direitos como trabalhador

Hoje em dia é possível ter diversos direitos através do NIT. Neste artigo vamos entender o que é o NIT, os benefícios e diversas maneiras de consultar o número, de maneira simples e gratuita.

Leia também:

O que significa a sigla NIT?

A sigla NIT é a abreviação de Número de Identificação do Trabalhador. Ele é um número gerado pela Previdência Social, sendo exclusivamente feito para trabalhadores autônomos. 

Contribuintes individuais ou facultativos também podem ter. Além disso, segurados especiais e empregados domésticos também podem escolher ter seu próprio NIT.

Esse número é feito para quem deseja começar a contribuir ao INSS e garantir seus direitos e benefícios trabalhistas e previdenciários, mesmo não possuindo carteira assinada. É muito importante ter todas as informações atualizadas, pois isso garante que você receba seus benefícios de fato.

O NIT possui 11 números e permite que você, mesmo sem uma carteira assinada, possa contribuir ao INSS de maneira autônoma mensalmente. Além disso, isso faz você elegível para receber benefícios de seguridade social.

Vale citar que, caso esse trabalhador autônomo já tenha trabalhado de carteira assinada e tenha sido inscrito no INSS com o número do PIS, Pasep ou NIS, ele continua válido e permanece o mesmo. Ou seja, o número de um deles, NIS, PIS/Pasep, será o NIT.

Como obter seu NIT e como saber o número?

Para ter o seu Número de Identificação do Trabalhador, é preciso fazer sua inscrição no site do INSS. A sua solicitação deve ser feita por lá e ele ficará registrado para sempre. 

Após isso, o NIT fica em alguns lugares e pode sempre ser consultado quando necessário. Entenda abaixo como saber seu número, pois existem muitas formas de conferir seus 11 dígitos pessoais.

Carteira de identidade ou RG

Atualmente, o modelo do RG possui o número do NIT, assim como do PIS, PASEP e NIS no verso do documento. Lembrando que esse documento já pode ser digital.

Cartão do Bolsa Família

Se você recebia o benefício do Bolsa Família, atualmente Auxílio Brasil, você pode encontrar o NIT em seu cartão. Abaixo do seu nome é possível encontrar os 11 dígitos.

Cartão cidadão

Em seu Cartão Cidadão também é possível encontrar os 11 dígitos do NIT. Lembrando que os últimos 2 números não contam, são apenas 11 dígitos.

Conteúdo relacionado: Como pedir o Cartão Cidadão

Central de atendimento do INSS

Além de todos os meios citados, é possível conferir qual o número de seu NIT através da Central de Atendimento do INSS.

O site Meu INSS oferece diversas informações para o usuário. Também é possível entrar em contato por meio do telefone 315.

Consulta online pelo CNIS

Para consultar pelo CNIS, é preciso seguir alguns passos básicos, mas em geral é uma consulta completamente online:

  1. Acesse a plataforma do CNIS e clique na opção ‘Cidadão

  2. Siga a ‘Inscrição’ e então clique em ‘Filiado

  3. Preencha todos os dados pedidos de forma correta, então confirme a verificação de segurança e e clique em ‘Continuar

  4. Confira seu número NIT através da mensagem que irá aparecer a seguir: “Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais”. A mensagem ainda diz para utilizar o dígito que ela mostra para fazer recolhimentos.

CadÚnico

Através do aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e iOS, é possível ver seus 11 dígitos do NIT.

No campo que diz NIS, é o mesmo número do NIT. Conforme explicamos no início, após cadastro no sistema do INSS, o número permanece o mesmo.

Importância de saber o número do NIT

Sem esse número, você não pode conferir seu saldo do FGTS ou entrar com aposentadoria, por exemplo. Além disso, sem ele não é possível obter benefícios de previdência social.

Além disso, garante que você possua benefícios que são, de qualquer forma, um direito seu. Quanto mais cedo você conferir o NIT e contribuir ao INSS, mais cedo você garante a entrada de uma aposentadoria, mesmo sendo um trabalhador autônomo.

Ficar sem benefícios ou garantia de ter uma aposentadoria não é algo que um trabalhador deve ter. O fato é que, com ou sem carteira assinada, você está contribuindo. Portanto, é importante saber o número e ter seus direitos garantidos.

O que é NIT e como saber o número de maneira rápida em 2022
O que é NIT e como saber o número

Gostou do conteúdo? Esse foi nosso guia sobre o NIT, explicando o conceito e diversas maneiras simples de encontrar o número.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário ao final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima