Pular para o conteúdo

Como saber o número do NIS pelo CPF: Guia 2025

  • por

Anúncios

Descobrir e ter sempre em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social), composto por 11 dígitos, é fundamental para acessar diversos benefícios sociais, direitos trabalhistas e previdenciários no Brasil.

A boa notícia é que através do seu CPF, existem muitas maneiras simples de fazer a consulta e identificar o seu NIS. Acompanhe o nosso conteúdo completo e aprenda como fazer a busca em diferentes plataformas digitais.

CONTEÚDO RECOMENDADO

Número do NIS através do Meu INSS

Identificar o número do NIS através do portal Meu INSS é uma das maneiras mais simples de fazer a consulta, você só precisa do seu CPF e cadastro no gov.BR.

Anúncios

Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Meu INSS ou faça a instalação do aplicativo Meu INSS no seu celular
  2. Clique no botão “Entrar com gov.br“, insira o seu CPF e a senha. Se necessário, veja como recuperar a senha do gov.BR.
  3. No menu principal, escolha a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)“.
  4. Assim que abrir o extrato, desça até o final da página e clique em “Baixar Documento“.
  5. Com o documento aberto, logo no início em “Identificação do Filiado” é exibido (conforme imagem a seguir) o número do NIT. Apesar de terem objetivos diferentes, o número do NIT e do NIS são exatamente os mesmos.
Número do NIT no Extrato de Contribuição (CNIS) é o mesmo número do NIS
Número do NIT no Extrato de Contribuição (CNIS) é o mesmo número do NIS

Outras formas de encontrar o número do NIS

Além do passo a passo anterior, também é possível consultar o número do NIS no Cartão Cidadão, na carteira de trabalho ou pelos extratos de FGTS que a Caixa Econômica envia.

Além dessas maneiras, por meio da internet, você pode verificar o número de identificação a partir do portal Consulta Cidadão ou pelo seu CPF, como você verá a seguir.

Conteúdo relacionado: Como consultar saldo do FGTS

Cartão Cidadão

Na parte frontal do Cartão Cidadão está localizado o número do NIS. Vale esclarecer que a sequência numérica do registro não consta os dois dígitos que ficam no final do cartão.

Conteúdo relacionado: Como solicitar o Cartão Cidadão

Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho também contém o número do NIS, representado pelo número do PIS/PASEP. A sequência de números está disponível na parte superior da página inicial.

Normalmente, nas versões antigas do documento impresso, era possível ter acesso a essa informação, devido a um cartão anexo à carteira profissional de trabalho.

Conteúdo relacionado: Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Extratos FGTS

Pelos extratos do FGTS você consegue checar os saldos e a movimentação da conta. E isso pode ser feito acessando o site da Caixa ou por meio do aplicativo FGTS, disponível para smartphones Android e iOS, confira no link como instalar.

Dessa forma, pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF), é possível ter acesso ao NIS. Caso não tenha acesso ao portal, é necessário providenciar o cadastro online.

Meu INSS

A consulta do NIS também pode ser realizada por meio do Meu INSS. Neste caso, para que os serviços do Governo Federal sejam permitidos, o usuário deve ter a senha do gov.br cadastrada.

Conteúdo relacionado: Como se cadastrar no Meu INSS

Aplicativo Meu CadÚnico

Os usuários do aplicativo Meu CadÚnico e aqueles assistidos pelos programas sociais governamentais, conseguem encontrar o Número de Identificação Social assim que realizarem a busca pelo CPF.

Conteúdo relacionado: Como se cadastrar no Cadastro Único do Governo: CadÚnico

Serviços que podem ser obtidos com o NIS

A classe trabalhadora associada ao NIS, pode utilizá-lo para consultar o saldo do Fundo de Garantia, abono salarial, aposentadoria ou Seguro-Desemprego.

Os indivíduos com necessidade de subsídios e/ou ajuda social, também podem contar com programas do Governo Federal, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o Auxílio Brasil, dentre outros.

Diferença entre NIS, PIS e NIT

Pelo NIS, o governo consegue mensurar as pessoas que recebem ou já receberam algum benefício destinado à sociedade.

Quando o inscrito passa a ter um vínculo empregatício, o NIS também é associado ao número do PIS. E isso faz com que outros benefícios, com o FGTS, surjam.

A classe autônoma, trabalhadores que não possuem carteira, precisam ser inscrever no NIT (Número de Registro de Trabalho) para terem acesso permitido aos benefícios previdenciários.

De forma geral, acompanhe a seguir a diferença desses registros:

NIS

O NIS (Número de Identificação Social) inclui beneficiários de determinado programa social, mas, que ainda não possuem PIS.

PIS

Quanto ao Programa de Integração Social (PIS), é voltado a trabalhadores que possuem (ou já possuíram) a carteira profissional de trabalho assinada.

NIT

NIT se refere à sigla para Número de Registro do Trabalhador, destinado às pessoas que nunca tiveram a carteira de trabalho assinada. Caso ocorra assinatura na carteira, o número do PIS será o mesmo do NIT.

Cadastro NIS: O que é?

As empresas utilizam o cadastro NIS para conseguir identificar quais colaboradores estão incluídos em programas sociais e trabalhistas.

Caso seja contratado um trabalhador que apenas possua o NIT, a organização precisa realizar o cadastro do PIS desse colaborador.

Para isso, é utilizado a Conectividade Social (CNS) para efetuar o cadastramento, realizada em duas formas:

Cadastro NIS em lote

As empresas precisam gerar um arquivo e, posteriormente, promover o seu envio à CNS por meio do Serviço de Arquivo Cadastro NIS.

Depois, os dados serão analisados pela Caixa Econômica Federal. E, se nenhuma inconsistência for identificada, acontecerá o cadastro do NIS dos colaboradores.

Cadastro NIS pela internet

Se houver urgência em relação à obtenção do NIS de seus funcionários, os empregadores podem recorrer ao cadastro online.

No entanto, a organização deve apresentar um certificado digital que permita o acesso ao CNS e, assim, cadastrar o NIS dos trabalhadores.

Por que é tão importante saber o número do NIS?

Muitos benefícios sociais requerem o número do NIS. Com a análise dessa sequência numérica, as instituições fornecedoras reduzem, consideravelmente, o uso inapropriado de recursos públicos e evitam a ocorrência de fraudes.

Resumidamente, sem o número NIS não se torna possível ser um beneficiário dos programas sociais que o governo dispõe, ficando excluído do Auxílio Brasil, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é o número NIS e como consultá-lo, dentre outras informações, basta procurar pelos benefícios que esse registro pode oferecer.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *